Vinagrete israelense (que é chamado, em Israel, de Salada Israelense ou Salada Árabe) é um ingrediente fundamental no consumo diário e pode aparecer no café da manhã (sim, sim, não tô brincando), almoço, jantar e no lanchinhos/snacks de comida da rua, durante o dia.
Qual é a diferença entre vinagrete israelense e o brasileiro? No israelense nós usamos pepino japonês e limão siciliano ao invés de vinagre.
Para os israelenses não existe um formato de receita. A receita é uma recomendação geral e nós gostamos de adicionar mais coisas como picles, pimentões (verdes e vermelhos), azeitonas e ervas (salsa, cebola e coentro).
Ingredientes
- 3 tomates médios para salada picados
- 1 pepino japonês picado
- 1 cebola picada
- Meio limão siciliano
- Azeite a gosto
- Sal e pimenta a gosto
- Cheiro verde
- Meio pimentão verde picado
- Meio pimentão vermelho picado
- 10-15 azeitonas picadas
- 10 picles
- Coentro
Opcionais:
Instruções
Misture tudo e coma logo 🙂
Dicas Saborosas
- Eu recomendo usar tomate holandês ou tomate carmem/débora orgânicas para essa receita. Eles são muito saborosos, crocantes, doces e muito pouco ácidos. Sempre quando faço quantidade grande de vinagrete, eu compro pelo menos uma bandeja desses tomate, porque é caro mas mesmo assim, eles vão melhorar a salada 🙂
- Se você preparar a receita com antecedência, não misture os tomates. Adicione-os próximo da hora de servir. Os tomates, dentro da salada, soltam líquidos, o que diminui a crocância.
- O renomado Chef israelense, Eyal Shani, falou que o segredo do bom vinagrete é quando realmente você sente as arestas dos legumes fustigando o interior da sua boca. (video)
- É uma Mitzvah/Preceito comer muito essa salada. Faz bem, gente! 🙂 Essa salada é tão saborosa que é pena não comê-la em grandes quantidades.
- Caprichem bem seus vinagretes e desfrutem de um das saladas mais simples de fazer e, ao mesmo tempo, mais rica em sabores que eu conheço.
Vinagrete israelense em ação
Eu amo a culinária do oriente médio
Obrigado Emanuel <3 Eu também! 😉
Posso substituir o coentro por salsinha ou cebolinha? Apesar de baiano, coentro não está entre meus temperos preferidos…
Parabéns pelas receitas! jJá fiz a shakusha. Excelente!
Oi Ivan. Pode, claro. Faz o que faz vc feliz 🙂
Obrigado por suas palavras 🙂 To feliz que gosto :thumb:
Boa tarde, SHLOMI ASAF,tenho amado suas receitas e gostaria de receber o verdadeiro shauarma e como se faz em israel!!
Oi Sandra. Boa ideia!! Tem uma receita bem bacana de Shawarma em casa, na frigideira mesmo. Não é a mesma coisa óbvio, mas funciona 🙂 Vou postar um dia 🙂