Nada pode ser comparado a uma casa repleta de aroma de Berinjelas grelhando…
A receita do Babaganush e bem simples. Mistura só os ingredientes, mas o que que dar trabalho e grelhar as Berinjelas. Mas não sé preocupa. Momento que termina grelhar as Berinjelas, só joga dentro as ingredientes, mistura e pronto!
Eu prefiro Babaganush defumado. Grelhar as Berinjelas mesmo! (mais rápido e mais saboroso), mas você pode ainda assar as Berinjelas no forno (mais prático) – envolvendo as Berinjelas em papel alumínio e colocando no forno. Essa técnica demora mais e o Babaganush fica menos saboroso, mas pelo menos demanda menos trabalho e não suja o fogão.
A mesma receita que me garantiu um lugar na seleção do MasterChef, que a Chefe Paola Carosella elogiou como o melhor que ela já comeu.
E para tio google, para ajudar pessoas acharam a receita, vou escrever assim: Aqui esta a minha receita do babaganush, do Shlomi da masterchef brasil! 🙂 🙂 🙂
Yallah! Vamos começar?
Ingredientes
- 2 Berinjelas
- 1/3 copo de Tahine
- 1 Limão siciliano
- 2 dentes de alho amassado
- Sal a gosto
- Opcional - Salsa
Instruções
- Lave as berinjelas em água. Não tire a cabeça da berinjela. Você vai precisar dela na hora de assar.
- Coloque papel alumínio debaixo das grades do fogão, para ajudar evitar sujeira.
- Coloque as berinjelas direto no fogo. A cada 1-2 minutos vire um pouco as berinjelas até, depois de mais ou menos 10 minutos, dependendo do tamanho da berinjela, toda a superfície ter ficado em contato direto com a boca do fogão. A casca vai parecer um papel queimado.
- Tire do fogo e deixe esfriar.
- Descasque as berinjelas. Tire os pedaços da casca com suas mãos. Não é importante se sobrar poucos pedaços, eles vão trazer o sabor para o babaganush.
- Coloque as berinjelas em uma grande tigela e misture tudo com um garfo (de mesa) grande. Misture bem até ficar homogêneo. Se sobrarem alguns pedaços maiores ou fibras, pode-se usar uma faca para cortar, dentro da tigela mesmo.
- Adicione a pasta de Tahine cru, suco de Limão, Alho e Sal, e continue mexendo. Mexa muito até a textura ficar bem homogênea.
Onde comprar Tahine?
Como escreve na Receita de Tahine, Tahine depende muito da materia prima dele. Compre so da marca Zeenny. Experimentei todas as marcas disponíveis no mercado, e todas tem textura boa ou sabor bom. Nenhum e cremoso e gostoso como o tahine da Zeenny.
Pode encontrar ele no Buscape.com.br, nas lojas da Maxifour, ou nos mercados (Pão de açúcar, Extra, Carrefour, Mercadão Municipal). Sério. Se vocês vão fazer de outra marca, ele pode sair amargo, ou com textura problematica, e vai tirar a graça desse patê incrível.
Dicas defumadas
- O segredo da receita: Tahine de alta qualidade (Zeenny) e Berinjelas leves.
- Temperatura recomendada para comer o Babaganush – do ambiente.
- Sempre selecione Berinjelas leves. Mais leves significa menos sementes. Mais carne. Babaganush bom é aquele com menos sementes.
- Na hora de escolher Berinjelas, atente-se aos furos. Furos significam bichos. Se as Berinjelas etiverem envoltas em plástico filme, peça pra tirar.
- Babaganush com Salsa ou sem é questão de preferência. Experimente! Misture uma parte com salsa, deixe outra parte sem, e veja o que você prefere.
- NÃO USE LIQUIDIFICADOR. O Babaganush vai virar uma pasta cremosa, sem identidade de Beringela, e com consistencia aguada. O que é gostoso com a textura do Babaganush é sentir a Beringela mesmo. As fibras dela. Sé vocé vai bater no liquidificador vocé vai perder tudo isso. Não faça isso!!
- Descobri que Berinjela pode ser escrito com G ou com J. 🙂
Olá Shlomi. Passando aqui para agradecer pela receita e, principalmente, pelo detalhamento, tanto no preparo quanto nos comentários finais. Fez toda a diferença para mim! Sou um fã de babaganush e fiquei muito feliz com o resultado final. Seu preparo vai se tornar uma rotina aqui em casa agora.
Aliás, que site maravilhoso! Vou ter que experimentar várias receitas daqui, especialmente por ser vegano e ter visto que você tomou o cuidado de destacar isso nas receitas desse tipo. Muito obrigado!
Estava procurando uma receita de babaganush, e pra minha surpresa, no final do texto da receita, vejo que é o Shlomi quem estava passando os segredos. Desde o dia que vi a Paola elogiando, só pensava o que será que tinha de tão especial. E realmente, é muito boa. Segui o passo a passo e ficou ótimo! Obrigada Shlomi!
Obrigado Livia!!!! <3 <3 <3 Estou feliz que amou. É pra isso eu criei esse site, para compartilhar conhecimento, e amor para essa culinaria. Abraço grande!
Shalom Shlomi….amei sua receita de babaganush…..o favor que te peço em primeiro é tirar me uma dúvida o Shuarma….escrevo como ouvia a 20 anos atrás quando morava em Tel Aviv….e olha que foram maravilhosos 4 shanim, 1 chodesh ve 1 chavua …
A pergunta ..carne original e de carneiro…que parte …como fazer….e ingredientes ……vivi 2 anos e uns meses no México e lógico visitei locais yeudi…mas nada de Shuarma com cordeiro….para não pecar contra o sabor lembrado….kkkkkkk comi falafel que Amo. ..Todaraba …Shabat Shalom
Oi, como vai Ruy??? :))))
Na israel a shawarma é feita de Peru fêmea. Ninguém usa de cordeiro. Tvz alguns lugares de boutiques, mas shawarma israelense, é peru femea.
Tb usam muito gordura. Aqui shawarma é super seca. Maioria das lugares fazem trabalho não bom. Secam a carne e não sirvam com Tahine de qualidade.
E ainda falta pra vc o molho Amba, para finalizar a shawarma 🙂 Isso já é segredo, que eu desenvolvendo aqui com temperos locais. É dificil, viu?
Gostaria de saber se tem como tirar foto gosto de queimado da minha babaganous
Oi Vanessa. Isso é o segredo da receita. Se quer sem sabor, usa o forno. Lá você não vai ter o sabor.
Bom dia! Por quantos dias podemos guardar o babaganush na geladeira? Li que por três dias apenas. Eu guardo por mais de uma semana e continua bom. Qdo comprava na rua lembro que durava bem menos. Obrigado
Oi Jose. Quando vc faz os pates em casa, e mantenha nível bom de limpeza, vc garanta que o resultado vai ser limpo e assim vai durar muito tempo na geladeira.
Tem lugares que não seguem as regras de vigilância sanitária, e assim o resultado pode ser de baixa qualidade.
Em casa vc consegue controlar a higiene do seu produto. Isso faz diferença grande.
Sim, todas as receitas nesse site, se vc mantenha elas sempre fechadas na geladeira, sem deixar muito tempo, elas podem estar com 7-10 dias de vida, facil 🙂
Fiz, e ficou bom, acho q esta certo, o que eu compro é um pouco mais saboroso e escuro, mas vamos ver no proximo, obrigado pela receita.
Oi Chrystopher, Quando vc diz “mais saboroso e escuro”, você fala sobre o Tahine?
Digo do Babaganoush mesmo, mas o que eu fiz esta maravilhoso, nao esta ruim, pelo contrario, está delicioso, sua receita é perfeita, talvez o tahine que uso nao seja o melhor, mas estou experimentando as marcas que tem aqui na minha cidade, muito obrigado pela receita, se tornou minha janta de todo dia. Na foto o meu é o de cima e o que compro fora é o de baixo.
Gente, minha beringela explodiu e meu babaganoush ficou com gosto bem amargo 🙁
É… Isso acontece Angela, quando a temperatura dentro da beringela ficou muito alta. Isso acontece mas nem muito. Se vc ta com medo que vai acontecer de novo, pode sempre dar algum furo, ou dois, mas eu não recomendo isso, pq ai vc vai perder o vapor que os líquidos da berinjela criaram pra vc. Esses líquidos são importantes para o processo do cozimento.
Isso não acontece muito. Não fica preocupada.
Sobre o sabor, tvz o vapor da beringela acabou, e vc nao conseguiu cozinhar muito bem a “carne” da beringela, e assim ela não cozinhou bem, e vc fico com esse sabor.
Tvz a culpa é na verdade com a Tahine.
Ou tvz, mesmo assim sobraram bastante líquidos, e esse líquido da berinjela tava super amargo…
O que vc acha sobre minha ideias?
O Tahine eu mesma faço no processador com gergelim torrado no forno. Você acha melhor eu comprar?
Oi Renata. Eu nunca fiz Tahine em casa. Sempre comprei. Não consigo dar opinião. Fazer em casa, cada um controla o seu niver de amargor da Tahine. Eu pessoalmente prefiro comprar, pq é mais liso e sei o sabor. Eu gosto muito da Zeenny e Gardenia.
Gostei demais da forma tão completa e preocupada de colocar, de apresentar a receita do babaganouch. Gosto muito de beringela, ou berinjela, como vc tão bem apontou, demonstrando, além de tudo, preocupação com a língua escrita! Toda a apresentação da receita foi feita com muito esmero e responsabilidade! Parabéns! Vou tentar fazer, sim, com certeza!! Obrigada!
É normal a berinjela ficar com um certo gosto de fumaça? A minha não queimou, e ficou com a pele caramelizada, como na foto. O sabor não é de queimado, mas esfumaçado. Achei estranho, mas desconfio que seja por conta de ser assada direto na boca do fogão. Não sei se o sabor é esse mesmo, pq nunca comi essa iguaria antes.
Esse é o sabor mesmo. Vc assou corretamente. Parabens 😉
Obriigada!!! 😉
Olá Shlomi! Por um problema nos rins não posso comer nada de sal… que substituto recomenda ao Tahine, para fazer o Babaganush e outras delícias Sefaradies?
Oi Ariel. Primeira coisa, porque vc acha que o Tahine tá rica em Sódio? Na pagina da Jasmine, estou escrito por exemplo, que ele tem baixo teor de Sódio.
https://www.jasminealimentos.com/produtos/integral/tahine-3/
Tahine tem 93 20mg por 15gr (colher de sopa). Aï pensei sobre pate de amêndoas, para substituir os gergelim, e descobre que eles tem mais que 4 vezes a mais – 93mg.
Mas respondendo a sua pergunta, eu não conheço algum patê que substitui perfeitamente. Você pode sempre procurar alguma fruta seca (como gergelim, amendoas, nozes, castanhas), ver o seu teor de sódio e buscar alguma receita de patê. Pode até de te ajudar com isso. Me manda DM 🙂
Shlomi, muitissimo obrigado pela resposta e ter se dado ao trabalho de procurar um produto que possa utilizar. Aquele q eu tinha visto tinha muito sódio mesmo… já vou procurar esse que indicou!!! Todá Ravá!!!!
Por nada Ariel! Procura também as marcas Zeenny e Gardenia.
sugestão: utilizar um pouco de oleo de gergelim torrado ao invés do tahine.
Uma ideia bacana, mas nem 100%, né? Senão, fica amargo, certo?
Incrível, parabéns pelo site.
Infelizmente o único tahine que eu encontrei em Porto Alegre foi o da marca Istambul, vem em uma lata.
Fiz a receita é ficou maravilhoso, uma amiga da Bélgica que me indicou a receita.
Abraço
Muito obrigado Fernanda 🙂
Que demais é saber que pessoas na bélgica indicaram vc aqui 🙂
Vou compartilhar no stories 🙂
Minha mãe sempre usou a marca Istambul. Eu comprei a Zeenny e achei um pouco amarga . Comprei a Istambul e achei bem mais gostosa e passei a usá-la.
Essa é o tipo de receita que a gente lê e já quer largar tudo pra ir fazê-la! Parabéns pela ótima explicação.
Muito obrigado ALessandra. Estou aqui pra isso :))))))
Amei a receita do Babaganush!!!! A maneira como explica fica fácil de entender… Muito obrigada!
Bom dia!
Gostaria de saber com quantos dias de antecedência posso fazer o homus e babaganush?
Sempre compro o Tahini da Zenny ,mas só achei o Istambul será que vai ficar bom ?
Obrigada e parabéns pela página
Oi Cristina. Tudo bem? 🙂 Sim. Homus pode ficar 10 dias sem problema na geladeira, quando o Babaganush fica até 7 dias (depois eu acho que ele pode ficar mais amargo).
Pra mim, a única receita que Istanbul combina é o Babaganush. Para Homus eu recomendo de tentar de achar Zeenny, mas se não tem como, não tem problema a usar Istanbul. Vc não tem outro opção, né? 🙂 Boa sorte e manda fotos aqui para gente ver como deu pra vc 🙂
Eu prefiro o Istambul. Acho menos amargo. Vai ficar bom sim!!!
Adorei ! Ficou muito bom !
Shlomi! Parabéns pela receita do babaganush. Uma semana atras estava olhando algumas culinarias,quando mi deparei com este pate de berinjelas. Fiquei impressionada com a receita. Fora que dá água na boca só de olhar. Rs. Parabéns mesmo! Assim que eu fizer volto aqui.
Não posso esperar para ouvir os resultados, Paula! 🙂
Não sei se o blog ainda está ativo, mas fiz a receita agora e ficou MAGNÍFICA! Diminuí um pouco a quantidade de Tahini pq comecei uma dieta ontem (rs), mas ficou INCRÍVEL! POR FAVOR, continue com essas receitas maravilhosas! Já combinei de fazer Pita no final de semana para o banquete de comida israelense que faremos em casa!
Muito obrigado Paula. O blog t;a ativo sim 🙂 Me conta depois como foi o pão, e o que seus amigos achavam :)))
Sinto informar, mas a “cuisine” do babaganush não é israelense. Trata-se de um dos pratos mais tradicionais da culinária ÁRABE. Assim como a comida de rua “típica” de Israel, o falafel, que é também uma invenção árabe (entre outras coisas árabes que Israel costuma se apossar).
Felipe, é a mesma coisa como vc pode falar que feijoada não é brasileira, mas é africana. Sim, claro que o origin é arabe, mas vc ignora o fato que tem bastante judeus israelenses que imigraram de países árabes, e vc ignora o fato que israel faz parte do região de bastante países árabes, e vc ignora fusion cultural, e vc ignora o fato que árabes mesmo vivem no israel e responsável para o cultura e culinária.
Aqui não é um blog político. É um blog de comida. Só isso.
Eu fiz! Ficou muito bom! Receita do Mestre Shlomi!
Meu grande amigo Helio! Que demais de saber que deu certo pra vc! Abraços 🙂
Eu acho que matei o Babaganush.
Estava com vontade de experimentar, e olhei seu blog, mas fiz o tempero com alho frito e azeite, e meio limão Taiti Kkkkkkkk
Ficou tão gostoso, mas claro que não é a original
Dava pra sentir o sabor da beringela feita ao fogo. Muito mais gostoso.
Aqui na minha cidade não tem nem carne fresca. Agora imagina tahine. Só por encomenda mesmo.
Gostei do seu blog, vou sempre ficar de olho.
Preciosas dicas,obrigada por compartilhar!
Shlomi, fiz sua receita de babaganush e adorei! Nunca havia experimentado nada igual. É um dos melhores pratos que já comi na vida! Parabéns pela receita e grande abraço!!!
Uau!!! que demais de ouvir as suas palavras!
To feliz que vc adoro tão a minha receita!
Experimenta as outras 🙂
Grande abraço!
Shlomi
Muito obrigada Shlomi, ajudou bastante! Ficou bem gostoso =D
Por nada. Divirta se Yuri!!! :))))
Oi, voltei. Outra dúvida, vc disse que um bom babaganush é com pouca semente, então posso retirar as sementes antes de amassar a berinjela?
Obrigada
Deve! 🙂 É mais facil, mas possivel tb depois que amassou.
Eu normalmente tiro os sementes usando garfo quando eu tiro a carne da berinjela para o recipiente, mas depois, quando eu amasso e eu vejo pedaços/grupos grandes das sementes, eu tiro eles tb.
Como eu faço isso? Quando eu abro a berinjela, ao em vez de usar colher para tirar a carne, eu uso um garfo pequeno, e uso ele como pente. Eu passo o garfo onde eu vejo muito sementes, e depois que limpei a quantidade que eu gosto, eu pego colher, tiro e passo tudo para a tigela do trabalho.
Espero que estava claro e ajudei.
Shlomi.
Oi tudo bem?
Estou fazendo sua receita e fiquei com algumas dúvidas: posso fazer a mistura mesmo com a berinjela estando quente? É que consegui descasca-las ainda quentes ou é melhor mesmo esperar elas esfriarem com a casca e só depois descascar? A água que ela solta, vi num outro comentário que não é bom acrescentar pq deixa amargo, mas eu preciso espreme-las p tirar toda a água?
Obrigada
Otimas perguntas Yuri!
1. Sim – pode misturar quando a berinjela tá quente. Alguns falam que quente faz mal para o tahine, mas nunca vi diferença significativa.
2. Não tem diferença aqui tb. Tudo dependente dos seus maos de cozinheiro 😉
3. Depois de várias vezes que fiz essa receita, eu deixo toda a “água”. Ela que dar o sabor amargo caracterizado bom da receita. Pode jogar fora a água e pode mexer sem elas se vc não gosta o sabor amargo, mas assim o babaganush vai ficar mais consistente …
Olá Shlomi! Gostaria de saber a receita do Matzá de frigideira que o Edye Izaias escreveu nos comentários. Ele colocou uma foto do processo, mas não deixou a receita. Será que você sabe como fazê-lo!?
Aiiiii Carolina…. Não tenho. Acho que vou entrar em contato com ele para ver se ele compartilha conosco a receita, aí vou voltar pra vc com a sua resposta! Abraço!
Ahhhh eu mesma fiz o Tahine conforme o Edye Izaias comentou! Estou no interior e tinha apenas o Tahine Istambul, como vc havia dito que o melhor é o Zeeny, resolvi eu mesma fazer. E deu super certo!!!:)
Serio? Então preciso experimentar tb! 🙂 Obrigado Carolina por compartilhar!