Inicio » Receita de Babaganush Defumado, masterchef Brasil
Babaganush

Receita de Babaganush Defumado, masterchef Brasil

por Shlomi Asaf
Publicado em: Última atualização em 24,7K visualizações

Nada pode ser comparado a uma casa repleta de aroma de Berinjelas grelhando…

A receita do Babaganush e bem simples. Mistura só os ingredientes, mas o que que dar trabalho e grelhar as Berinjelas. Mas não sé preocupa. Momento que termina grelhar as Berinjelas, só joga dentro as ingredientes, mistura e pronto!

Eu prefiro Babaganush defumado. Grelhar as Berinjelas mesmo! (mais rápido e mais saboroso), mas você pode ainda assar as Berinjelas no forno (mais prático) – envolvendo as Berinjelas em papel alumínio e colocando no forno. Essa técnica demora mais e o Babaganush fica menos saboroso, mas pelo menos demanda menos trabalho e não suja o fogão.

A mesma receita que me garantiu um lugar na seleção do MasterChef, que a Chefe Paola Carosella elogiou como o melhor que ela já comeu.

E para tio google, para ajudar pessoas acharam a receita, vou escrever assim: Aqui esta a minha receita do babaganush, do Shlomi da masterchef brasil! 🙂 🙂 🙂

Yallah! Vamos começar?

 

 

Babaganush

Receita de Babaganush de berinjelas defumadas

Serve: 2-3 Tempo de preparação: Tempo de cozimento:
Fatos nutricionais 200 Calorias 20 grams Gordura

Ingredientes

  • 2 Berinjelas
  • 1/3 copo de Tahine
  • 1 Limão siciliano
  • 2 dentes de alho amassado
  • Sal a gosto
  • Opcional - Salsa

Instruções

  1. Lave as berinjelas em água. Não tire a cabeça da berinjela. Você vai precisar dela na hora de assar.
  2. Coloque papel alumínio debaixo das grades do fogão, para ajudar evitar sujeira.
  3. Coloque as berinjelas direto no fogo. A cada 1-2 minutos vire um pouco as berinjelas até, depois de mais ou menos 10 minutos, dependendo do tamanho da berinjela, toda a superfície ter ficado em contato direto com a boca do fogão. A casca vai parecer um papel queimado.
  4. Tire do fogo e deixe esfriar.
  5. Descasque as berinjelas. Tire os pedaços da casca com suas mãos. Não é importante se sobrar poucos pedaços, eles vão trazer o sabor para o babaganush.
  6. Coloque as berinjelas em uma grande tigela e misture tudo com um garfo (de mesa) grande. Misture bem até ficar homogêneo. Se sobrarem alguns pedaços maiores ou fibras, pode-se usar uma faca para cortar, dentro da tigela mesmo.
  7. Adicione a pasta de Tahine cru, suco de Limão, Alho e Sal, e continue mexendo. Mexa muito até a textura ficar bem homogênea.
Você fez esta receita?
Gostou dos resultados? Marque-me no Instagram em @saboresdeisrael.

Onde comprar Tahine?

Como escreve na Receita de Tahine, Tahine depende muito da materia prima dele. Compre so da marca Zeenny. Experimentei todas as marcas disponíveis no mercado, e todas tem textura boa ou sabor bom. Nenhum e cremoso e gostoso como o tahine da Zeenny.

Pode encontrar ele no Buscape.com.br, nas lojas da Maxifour, ou nos mercados (Pão de açúcar, Extra, Carrefour, Mercadão Municipal). Sério. Se vocês vão fazer de outra marca, ele pode sair amargo, ou com textura problematica, e vai tirar a graça desse patê incrível.

Dicas defumadas

  1. O segredo da receita: Tahine de alta qualidade (Zeenny) e Berinjelas leves.
  2. Temperatura recomendada para comer o Babaganush – do ambiente.
  3. Sempre selecione Berinjelas leves. Mais leves significa menos sementes. Mais carne. Babaganush bom é aquele com menos sementes.
  4. Na hora de escolher Berinjelas, atente-se aos furos. Furos significam bichos. Se as Berinjelas etiverem envoltas em plástico filme, peça pra tirar.
  5. Babaganush com Salsa ou sem é questão de preferência. Experimente! Misture uma parte com salsa, deixe outra parte sem, e veja o que você prefere.
  6. NÃO USE LIQUIDIFICADOR. O Babaganush vai virar uma pasta cremosa, sem identidade de Beringela, e com consistencia aguada. O que é gostoso com a textura do Babaganush é sentir a Beringela mesmo. As fibras dela. Sé vocé vai bater no liquidificador vocé vai perder tudo isso. Não faça isso!!
  7. Descobri que Berinjela pode ser escrito com G ou com J. 🙂

 

You may also like

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
122 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Frederico Guimarães
2 anos atrás

Olá Shlomi. Passando aqui para agradecer pela receita e, principalmente, pelo detalhamento, tanto no preparo quanto nos comentários finais. Fez toda a diferença para mim! Sou um fã de babaganush e fiquei muito feliz com o resultado final. Seu preparo vai se tornar uma rotina aqui em casa agora.

Aliás, que site maravilhoso! Vou ter que experimentar várias receitas daqui, especialmente por ser vegano e ter visto que você tomou o cuidado de destacar isso nas receitas desse tipo. Muito obrigado!

Livia Gonçalves
Livia Gonçalves
3 anos atrás

Estava procurando uma receita de babaganush, e pra minha surpresa, no final do texto da receita, vejo que é o Shlomi quem estava passando os segredos. Desde o dia que vi a Paola elogiando, só pensava o que será que tinha de tão especial. E realmente, é muito boa. Segui o passo a passo e ficou ótimo! Obrigada Shlomi!

20201006_115746.jpg
Ruy
Ruy
3 anos atrás
Reply to  Shlomi Asaf

Shalom Shlomi….amei sua receita de babaganush…..o favor que te peço em primeiro é tirar me uma dúvida o Shuarma….escrevo como ouvia a 20 anos atrás quando morava em Tel Aviv….e olha que foram maravilhosos 4 shanim, 1 chodesh ve 1 chavua …
A pergunta ..carne original e de carneiro…que parte …como fazer….e ingredientes ……vivi 2 anos e uns meses no México e lógico visitei locais yeudi…mas nada de Shuarma com cordeiro….para não pecar contra o sabor lembrado….kkkkkkk comi falafel que Amo. ..Todaraba …Shabat Shalom

Vanessa Cleto
Vanessa Cleto
1 ano atrás

Gostaria de saber se tem como tirar foto gosto de queimado da minha babaganous

José
José
2 anos atrás

Bom dia! Por quantos dias podemos guardar o babaganush na geladeira? Li que por três dias apenas. Eu guardo por mais de uma semana e continua bom. Qdo comprava na rua lembro que durava bem menos. Obrigado

Chrystopher Stocco
Chrystopher Stocco
3 anos atrás

Fiz, e ficou bom, acho q esta certo, o que eu compro é um pouco mais saboroso e escuro, mas vamos ver no proximo, obrigado pela receita.

Chrystopher Stocco
Chrystopher Stocco
3 anos atrás
Reply to  Shlomi Asaf

Digo do Babaganoush mesmo, mas o que eu fiz esta maravilhoso, nao esta ruim, pelo contrario, está delicioso, sua receita é perfeita, talvez o tahine que uso nao seja o melhor, mas estou experimentando as marcas que tem aqui na minha cidade, muito obrigado pela receita, se tornou minha janta de todo dia. Na foto o meu é o de cima e o que compro fora é o de baixo.

20210127_195438.jpg
Angela Mara Da Silva
Angela Mara Da Silva
3 anos atrás

Gente, minha beringela explodiu e meu babaganoush ficou com gosto bem amargo 🙁

Renata Ferraz
Renata Ferraz
3 anos atrás

O Tahine eu mesma faço no processador com gergelim torrado no forno. Você acha melhor eu comprar?

Rosângela Maria Pires
Rosângela Maria Pires
3 anos atrás

Gostei demais da forma tão completa e preocupada de colocar, de apresentar a receita do babaganouch. Gosto muito de beringela, ou berinjela, como vc tão bem apontou, demonstrando, além de tudo, preocupação com a língua escrita! Toda a apresentação da receita foi feita com muito esmero e responsabilidade! Parabéns! Vou tentar fazer, sim, com certeza!! Obrigada!

Marilia
Marilia
3 anos atrás

É normal a berinjela ficar com um certo gosto de fumaça? A minha não queimou, e ficou com a pele caramelizada, como na foto. O sabor não é de queimado, mas esfumaçado. Achei estranho, mas desconfio que seja por conta de ser assada direto na boca do fogão. Não sei se o sabor é esse mesmo, pq nunca comi essa iguaria antes.

Marilia
Marilia
3 anos atrás
Reply to  Shlomi Asaf

Obriigada!!! 😉

Ariel
Ariel
4 anos atrás

Olá Shlomi! Por um problema nos rins não posso comer nada de sal… que substituto recomenda ao Tahine, para fazer o Babaganush e outras delícias Sefaradies?

Ariel
Ariel
4 anos atrás
Reply to  Shlomi Asaf

Shlomi, muitissimo obrigado pela resposta e ter se dado ao trabalho de procurar um produto que possa utilizar. Aquele q eu tinha visto tinha muito sódio mesmo… já vou procurar esse que indicou!!! Todá Ravá!!!!

odair
odair
3 anos atrás
Reply to  Shlomi Asaf

sugestão: utilizar um pouco de oleo de gergelim torrado ao invés do tahine.

Fernanda
Fernanda
4 anos atrás

Incrível, parabéns pelo site.
Infelizmente o único tahine que eu encontrei em Porto Alegre foi o da marca Istambul, vem em uma lata.
Fiz a receita é ficou maravilhoso, uma amiga da Bélgica que me indicou a receita.
Abraço

Arlete H Tedesco
Arlete H Tedesco
3 anos atrás
Reply to  Shlomi Asaf

Minha mãe sempre usou a marca Istambul. Eu comprei a Zeenny e achei um pouco amarga . Comprei a Istambul e achei bem mais gostosa e passei a usá-la.

Alessandra
Alessandra
4 anos atrás

Essa é o tipo de receita que a gente lê e já quer largar tudo pra ir fazê-la! Parabéns pela ótima explicação.

Fernanda
Fernanda
4 anos atrás

Amei a receita do Babaganush!!!! A maneira como explica fica fácil de entender… Muito obrigada!

Cristina Hernandez Molas
Cristina Hernandez Molas
5 anos atrás

Bom dia!
Gostaria de saber com quantos dias de antecedência posso fazer o homus e babaganush?
Sempre compro o Tahini da Zenny ,mas só achei o Istambul será que vai ficar bom ?
Obrigada e parabéns pela página

Arlete H Tedesco
Arlete H Tedesco
3 anos atrás

Eu prefiro o Istambul. Acho menos amargo. Vai ficar bom sim!!!

Camilla Ferreira
5 anos atrás

Adorei ! Ficou muito bom !

Paula
Paula
5 anos atrás

Shlomi! Parabéns pela receita do babaganush. Uma semana atras estava olhando algumas culinarias,quando mi deparei com este pate de berinjelas. Fiquei impressionada com a receita. Fora que dá água na boca só de olhar. Rs. Parabéns mesmo! Assim que eu fizer volto aqui.

Paula Rotenberg
Paula Rotenberg
6 anos atrás

Não sei se o blog ainda está ativo, mas fiz a receita agora e ficou MAGNÍFICA! Diminuí um pouco a quantidade de Tahini pq comecei uma dieta ontem (rs), mas ficou INCRÍVEL! POR FAVOR, continue com essas receitas maravilhosas! Já combinei de fazer Pita no final de semana para o banquete de comida israelense que faremos em casa!

Felipe
Felipe
6 anos atrás

Sinto informar, mas a “cuisine” do babaganush não é israelense. Trata-se de um dos pratos mais tradicionais da culinária ÁRABE. Assim como a comida de rua “típica” de Israel, o falafel, que é também uma invenção árabe (entre outras coisas árabes que Israel costuma se apossar).

Helio Campos Mello de Andrade
Helio Campos Mello de Andrade
6 anos atrás

Eu fiz! Ficou muito bom! Receita do Mestre Shlomi!

Itallo Martins
Itallo Martins
6 anos atrás

Eu acho que matei o Babaganush.
Estava com vontade de experimentar, e olhei seu blog, mas fiz o tempero com alho frito e azeite, e meio limão Taiti Kkkkkkkk
Ficou tão gostoso, mas claro que não é a original
Dava pra sentir o sabor da beringela feita ao fogo. Muito mais gostoso.
Aqui na minha cidade não tem nem carne fresca. Agora imagina tahine. Só por encomenda mesmo.
Gostei do seu blog, vou sempre ficar de olho.

Patricia Rebelato
Patricia Rebelato
7 anos atrás

Preciosas dicas,obrigada por compartilhar!

Veronica
Veronica
7 anos atrás

Shlomi, fiz sua receita de babaganush e adorei! Nunca havia experimentado nada igual. É um dos melhores pratos que já comi na vida! Parabéns pela receita e grande abraço!!!

YURI CRISTINA FAGUNDES
YURI CRISTINA FAGUNDES
7 anos atrás

Muito obrigada Shlomi, ajudou bastante! Ficou bem gostoso =D

Yuri Cristina
Yuri Cristina
7 anos atrás

Oi, voltei. Outra dúvida, vc disse que um bom babaganush é com pouca semente, então posso retirar as sementes antes de amassar a berinjela?
Obrigada

Yuri Cristina
Yuri Cristina
7 anos atrás

Oi tudo bem?
Estou fazendo sua receita e fiquei com algumas dúvidas: posso fazer a mistura mesmo com a berinjela estando quente? É que consegui descasca-las ainda quentes ou é melhor mesmo esperar elas esfriarem com a casca e só depois descascar? A água que ela solta, vi num outro comentário que não é bom acrescentar pq deixa amargo, mas eu preciso espreme-las p tirar toda a água?
Obrigada

Carolina Grandesi
Carolina Grandesi
7 anos atrás

Olá Shlomi! Gostaria de saber a receita do Matzá de frigideira que o Edye Izaias escreveu nos comentários. Ele colocou uma foto do processo, mas não deixou a receita. Será que você sabe como fazê-lo!?

Carolina Grandesi
Carolina Grandesi
7 anos atrás

Ahhhh eu mesma fiz o Tahine conforme o Edye Izaias comentou! Estou no interior e tinha apenas o Tahine Istambul, como vc havia dito que o melhor é o Zeeny, resolvi eu mesma fazer. E deu super certo!!!:)

Sabores de Israel

Bem-vindo ao Sabores de Israel!

Aqui você encontrará receitas autênticas e histórias sobre a cultura e a gastronomia de Israel. Desde 2013, trabalho incansavelmente para divulgar a riqueza e a diversidade da culinária israelense no Brasil. Espero que você goste do meu site e possa experimentar e apreciar a culinária de Israel tanto quanto eu.

Obrigado por visitar o Sabores de Israel!

shlomi com legumes

@COPYRIGHT 2013 – 2023 -SABORES DE ISRAEL, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
PROIBIDA A REPRODUÇÃO SEM AUTORIZAÇÃO.