Mjadra (ou Majadara, Mujaddara, Mujadarah). Um prato super delicioso. Todos vocês com certeza já se depararam com ele várias vezes na sua vida, mas quando ele é feito do jeito certo, com os temperos corretos – ai, ai, ai – ele fica super saboroso, delicioso, merecedor de um “Finalmente!! Que delicia!!!!”
Você merece muito esse prato. No começo, o preparo pode demorar um pouco, mas depois que você pega o procedimento, vai ficar super leve o processo.
O prato combina dramaticamente com Babaganush, Homus, e carnes como Kafta ou Frango. Uma festa na boca!!! (tenta botar Tahine em cima da Mjadra. Você vai se apaixonar!!!)
As etapas da receita
A Receita
Ingredientes
- 1 copo de Arroz
- 1 copo de Lentilha verde comum
- 2 colheres de chá de óleo Canola ou Azeite
- 1 colher de chá de Cominho
- 1 colher de chá de Cúrcuma (açafrão da terra)
- 2 colheres de chá de Sal
- 2 copos de água fervida
- 3-4 cebolas, cortadas no meio e fatiadas no corte Julienne
- 1 maço medio de Salsa, bem bem picadinho, sem o caule.
Instruções
- Lave bem a Lentilha. Deixe-a em uma tigela, coberta com água, enquanto isso ferva a água em panela separada.
- Junte a lentilha na panela e cozinhe-a por 10 minutos. Descarte a água e reserve a lentilha. Ela estará al-dente. Ela vai continuar a cozinhar depois, juntos com o arroz.
- Esquente o azeite e quando ele esquentou, adicione os temperos (sem o sal) e mexa por 30 segundos. Esse é o segredo da receita. O óleo abrirá os sabores dos temperos.
- Adicione o arroz à panela. Frite e mexa por cerca de 2-3 minutos. Depois adicione a lentilha e o sal e mexa bem, juntos com fogo ligado.
- Adicione a a água, mexa bem, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por 20 minutos. Depois deixe descansar, com tampa fechada, por 10 minutos.
- Enquanto isso, comece fritar e caramelizar as fatias das cebolas (saiba mais sobre o corte julienne da cebola). Não se preocupe, pois o processo de fritura e caramelização da cebola demora mais ou menos 15 minutos. Mas fique ao lado da frigideira e não pare de mexer as cebolas a cada alguns minutos. O resultado deve parecer quase queimado, mas não amargo.
- Adicione a cebola caramelizada e a salsa picada ao arroz. Mexa bem e sirva com muito amor e alegria 🙂
- A Mjadra pode ser servida com amêndoas em lascas por cima.
Dicas amarelas
- Pique bem bem bem a salsa. Ela deve dar textura e sabor, mas não dominar o sabor geral do prato.
- Caramelize a cebola, até que fique quase queimada. Não se preocupe, pode fritar e caramelizar bem a cebola: quanto mais tostada, mais agradável será o resultado da Mjadra.
- Não fique preocupado com o volume da cebola na frigideira. Ela vai reduzir bastante. Se você não conseguir colocar todas as cebolas de uma vez só na frigideira, divida a quantidade em 2 vezes.
- Cuidado: não mexer o arroz quando estiver quente. Isso pode fazer o arroz e a lentilha virarem um purê e perder toda a textura boa e crocante deles.
Baseado na receita do site Krutit.co.il
Shalom pessoal!
Fiz a receita,e a mesma fico deliciosa.no entanto,devido eu ser vegana,fiz como acompanhamento kibe de soja usando os mesmos temperos. ficou sensacional.Obrigada a todos.
Que show Evellyn!!! To feliz que ficou gostoso. Obrigado por compartilhar conosco 😃😊😘
Não cozinhe o arroz junto com a lentilha , cozinhe o arroz somente no caldo que cozinhou a lentilha.
Interessante, nunca ouvi sobre essa técnica. Obrigado Priscila
Esta receita fica igual com arroz integral? Se faz exatamente da mesma maneira?
Oi Karen.
Não, não ficaria igual, como tem que adicionar mais agua para o fazer arroz integral. Aumenta o numero dos copos da agua para 3 e veja se deu certo, tá, e me avisa por favor 🙂 Boa sorte!
Minha mãe era professora e um aluninho dela trouxe essa receita da mãe dele. Então comemos desde pequenas, mas só agora aprendi a fazer com essa potência oriental de todos os temperos. Realmente é maravilhoso, vc nem sente falta de carne na refeição e repete o prato com gula. Às vezes sobra até a salada! Obrigada!
Que história incrível Myrian! Fiquei tão feliz em saber que essa receita tem uma conexão tão especial com você, atravessando gerações. É maravilhoso saber que a ‘potência oriental’ dos temperos trouxe ainda mais sabor a essa delícia. Concordo plenamente, às vezes a simplicidade e o amor na preparação fazem toda a diferença. Fiquei contente que tenha aprendido a fazer e esteja desfrutando tanto quanto eu. Seja sempre bem-vinda ao blog e obrigada por compartilhar essa experiência única conosco!
Obrigada por compartilhar. 🙂
Você sabe informar qual o tipo de arroz usado na receita original?
Eu sempre como esse prato nós restaurantes sírios e turcos que frequento.
Sou apaixonado por esse prato.
Eu fiz, mas acrescentei a pimenta Síria para dar aquele sabor que lembra a comida árabe, já que o prato é de origem desse povo.
Com certeza. Em israel tem bastante judeus de origem árabe, e esse prato anda em qqr lugar no oriente médio, inclusivo israel!
Vou exeiperimentar, se gostar comento, ok!?
Por favor! 🙂
Fiz, ficou maravilhosa!!! Parabéns e Obrigada por compartilhar!!!
Eu conheci há muitos anos atrás essa receita como “mirrado”😊 (abrasileirado na vdade)?, mas q tb ía linguiça em rodelas grelhadas, fritas… por cima do arroz com lentilha, e por último cebolas fininhas e fritas.
Amei esta receita, muito didática, mas eu não tinha cominho e cúrcuma, então acrescentei alho, e aproveitei a água do cozimento da lentilha para cozinhar o arroz e a lentilha! Acho q meu marido vai gostar, lembrança de infância dele ❣️ ❤️
O melhor coisa é adaptar receita para seu gosto! To feliz teve experiencia positiva 🙂 Obrigado por vir aqui e compartilhar conosco 🙂
Ola! estou adorando esse site, eu vou fazer essa receita Mjadra, e tenho certeza q vai ficar uma delícia. Eu vou colocar no meu cardápio vegetariano para vender.
Gratidão por compartilhar todas essas maravilhas de comidas com a gente. 🔯🙏
Amei Erica. Já que conversamos no Instagram, sei que deu certo pra vc 🙂 Então to super feliz e espero para mais perguntas sobre as outras receitas 😉
Um abraço
Que delícia!
Acabei de fazer esse prato delicioso…
Muito obrigada por compartilhar suas receitas!
Já estou te seguindo também no Instagram…
Parabéns!!!!
Extremamente obrigado Gisele!!! 🙂 Vamos conversar la tambem 🙂
A receita deu super certo e acrescentei linguiça calabresa no preparo. Ficou delicioso.
Obrigada pela ajuda, sua receita é maravilhosa!
Obrigado Eloá por compartilhar sua experiência 🙂 Adoro quando a receita dar certo. Estou feliz 🙂 Esse arroz abraça tudo! 🙂
Já comi muito, mais lembro que tia era que fazia, lembro bem que a minha tia que fazia e colocava costelinha salgada e azeitonas preta, e toda receita que vejo não tem nenhum descer ingredientes.
Procede o uso deles ou era inversão da minha tia?
Fiquei na dúvida sobre a salsa, coloca ela junto com os temperos fritar os 30 segundos ou depois de pronto?
Oi Eduardo, adicione a salsa só na última etapa da receita. Depois que tudo tá pronto. Boa sorte 👍
Minha sogra era filha de árabes, mas ela gostava de fazer esse prato com feijão vermelho.rsrs! Ficava uma delícia também! Ah! E ela friatava a cebola nesse ponto e em seguida já jogava o arroz! Só sei que dava certo também! Kkk
Parece muito gostoso também. Afinal, comida pode ser adaptada. Esse prato foi criado no oriente medio. Aqui no brasil feijão é mais comum que lentilha. Faz sentido substituir ele.
Obrigado por compartilhar conosco.
Olá! Cai de paraquedas nesse paraíso de sabores que gosto muito…muito. Não sei 3xplicar porque a música e a comida de vocês me encantam.
Já adicionei o site aos favoritos e já fiz a mjardra.
A melhor que já comi.
Obrigada!
UAU Idália… que comentario lindo. Obrigado!!!! :))))
Adoro m’jadra. Acho até contraditório ser comida dos avelim entre os mizrahim, de tão bom que é 🙂
Mas sei que é considerada assim por ser simples, desprovida de requintes. Mas eu amo, comia até no shabat rsrsrsrs
Oi Fabio 🙂 Nunca sabia isso. Eu não domino as regras do judaísmo 🙂
Esse prato é comfort food. Ele faz bem na barriga para a alma, então acredito que isso explica pq é comida pata avelim 😉
Valeu por compartilhar comigo. Abraço 🙂
Os avelim não podem comer nenhuma comida requintada durante o luto, bassar é proibida. Devem comer pratos simples. Entre os ashkenazim é comum o consumo de pães com ovos, entre os mizrahim, a m’jadra. Por isso não se come m’jadra no shabat, primeiro porque é um dia de pratos especiais e festivos, segundo porque lembra o luto. Mas eu comia, amo m’jadra. Seu site é excelente, parabéns.
Obrigado Fabio por me ensinar tudo isso.
Obrigado por suas palavras sobre o site. É importante pra mim a ouvir isso. Obrigado.
Estou encantada com tantas receitas deliciosas. Vou fazer nos finais de semana. Adoro receitas que fogem do comum em meu dia-a-dia.
Obrigada por compartilhar!!
Obrigado a você Monica 🙂
Olá, Shlomi.
Vou fazer essa sua receita; parece deliciosa. Mas quero te contar a maneira como eu faço “mjadra”. Caso vc tente esperimentar fazer com arroz integral, me fala o que achou. Eu fiz para uma festa, para facilitar, pois depois da demolha o tempo de cozimento da lentilha e do arroz integral é o mesmo, não havando necessidade de cozinhá-los separados
Eu deixo arroz integral (1xic) e lentilha (1/2xic) de molho, juntos durante a noite. no dia seguinte, descarto a água, e deixo escorrer.
Uso 1 cebola enorme cortada bem fina para cada xic de arroz. Frito a cebola em azeite até ficar bem escura. Depois cozinho tudo junto.
Foge do original, mas é uma boa opção para o dia a dia
Grata!🙏
Adorei Teresa. Tá bem parecido como a minha receita, mas isso não quiz dizer que eu não agradeço vc ao me apoiar a fazer verção integral.
Muito obrigado e agradeço o seu tempo a compartilhar comigo a sua receita.
Um abraço bem grande 🙂 <3 🙂
🙏
Hummm…
A receita é muito parecida com a que aprendi com minha mãe, a única diferença é que ela usava a água do cozimento das lentilhas. Faz alguma diferença usar outra água?Minha mãe
A diferença é no sabor. Vai ficar menos saboroso.
Louca pra fazer e saborear essa delícia
Amo comida israelense 🇧🇷🇮🇱
Bem vinda Kátia 🙂 Espero que você encontre aqui, tudo que você precisar 🙂
Olá, lentilha verde é diferente daquela que encontramos no mercado que é marrom?
Na verdade são iguais. É a mesma coisa.
Fiz a receita, eu e minha família amamos!!! Uma delícia! Experimentando novos sabores…
Fiz hoje essa receita, ficou incrível! Muito boa!
Ótimo! Obrigado por compartilhar conosco Janaína! :))))
O que coloco na frigideira para ‘caramelizar ‘ a cebola, realmente uma pitada de mascavo ou açúcar branco, ou nada, só azeite ?
Aguardo. Muito obrigada.
Sem açúcar de nenhum tipo. Apenas azeite. E uma boa pitada de paciência.
Caramelização é o processo em que os líquidos da cebola são liberados pelo calor e os açúcares são transformados em caramelo. ;*
Espero ter ajudado!
Abraços!
Nada, tem açúcar na própria cebola.