Agora você também vai conseguir preparar um Pão Pita macio para criar sanduíches, acompanhar um prato de Homus ou fazer o que sua imaginação mandar!
Pão Pita (conhecido também como Pão Sírio ou Pita Bread) é um produto diferente do Pão Sírio encontrado aqui no Brasil. O Pão Pita é mais grosso, fofo, macio e úmido. O Pão Sírio é normalmente mais fino, seco e quebra fácil quando você o recheia com conteúdo úmido ou liquido. O Pão Pita consegue segurar saladas úmidas dentro dele. É por isso que as pessoas em Israel (árabes e judeus) o usam para Comida de Rua. Recheiam com saladas, bolinhos de falafel ou carne e saem andando e comendo, sem se preocupar se o Pita vai quebrar.
Essa receita demanda um pouquinho mais de experiência. Quem nunca preparou pães vai conseguir também chegar num bom resultado – não fique preocupada(o)! Se vocês seguirem as orientações, vocês também conseguirão preparar Pão Pita em casa. E melhor ainda: um pão muito melhor dos que são vendidos nos supermercados e lojas por aí.
Sério mesmo! Esse é um dos produtos em que o resultado do que vocês vão produzir em casa é superior às opções do que encontramos nos mercados. Então, vamos lá! 🙂
Ingredientes
- 500 g de farinha de trigo tipo 1 ou 2
- 250 ml de água morninha + 25 ml para a preparação do fermento
- 2 un de 15g de fermento biológico fresco
- 1 colher de chá de sal refinado
- 1 colher de mesa de açúcar orgânico ou demerara ou mascavo
- 2 colheres de mesa de azeite
Instruções
Preparação Da Massa
- Em uma tigela média, misture o fermento com o açúcar (melhor com batedor de claras).
- Misture bem e, aos poucos, você vai ver que se transformam em um caldo, bem líquido. Sério mesmo! O açúcar acorda o fermento e dá para ele um [i]Bom dia[/i] 🙂
- Adicione a este caldo os 25 ml de água morna com um pouco (cerca de 25 g) de farinha. Deixe descansar.
- Coloque todo o restante da farinha e o sal na tigela da planetária e misture (se não tiver batedeira, pode fazer tudo na mão).
- Ligue o forno na potência máxima (250 graus). Se tiver Pedra Refratária, já coloque-a dentro.
- Misture os 250 ml de água com o azeite, adicione metade na tigela com farinha e comece a bater. Use velocidade baixa.
- Coloque a outra metade da água com azeite e todo o caldo do fermento.
- O tempo total do batimento da massa é de 10 minutos. Se a massa ficar muito grudenta ou pesada, corrija com mais água ou farinha.
- O resultado final será uma massa um pouquinho aguada (não fica como uma massa para pão), mas que você consegue mexer e trabalhar com ela nas suas mãos.
- Coloque azeite nas suas mãos, tire a massa da tigela, molde a massa em formato de bola e deixe descansar (dentro uma tigela untada com azeite, coberta com pano umido) por 1 h-1,5 h, ou até que a massa dobre de tamanho.
Trabalhando com a Massa
- Divida a massa em 8-10 partes, com as mãos úmidas. Deixe ao seu lado um recipiente com água e umedeça suas mãos para ajudar a separar as partes da massa.
- Molde essas partes em bolinhos lisos, deixe-as sobre uma área enfarinhada, e em cima, pulverize azeite, para prevenir 2 coisas - 1. secagem. 2. que o filme de pvc grude nos bolinhos.
- Cubra os bolinhos com filme de pvc e deixe descansar por 10-15 min, até parecer que dobraram de tamanho.
- Abra cada bolinho como um disco. A altura de cada disco (de 3 mm até 2 cm) depende do tipo de pão que você deseja.
- Coloque, rapidamente, os pães dentro do forno. Cada lado vai demorar de 1 a 3 minutos para crescer e assar. Não deixe os pães sozinhos. Fique de olho neles e quando parecer que eles ficaram bons, vire-os e continue olhando. [br][br]
O final
- Tire os pães e coloque-os em um recipiente grande, já forrado com pano. As laterais do pano servirão para cobrir os pães, para eles não ressecarem.
Notas
- Não deixe que o fermento entre em contato direto com o sal. Sempre misture bem o sal com a farinha, para prevenir o contato direto entre eles. O fermento não é um bom amigo do sal. O sal diminui a potência do fermento.
- Experimente alturas e larguras diferentes dos pães. Experimente até encontrar sua proporção preferida.
- Essa receita é um resumo das melhores técnicas que encontrei em várias leituras e pesquisas na internet e livros que, na minha opinião, criam o melhor pão.
- Você pode congelar o pão e, depois, esquentar no microondas. Para isso, envolva-o em 2 camadas de papel toalha. Coloque dentro um saco plástico e feche. Isso evita ressecamento e o pão vai ficar igual ao que você fez agora! Muito Gostoso!!! 🙂
Depoimentos
Que satisfação ter conhecido hoje seu site!
Eu adoro a maioria dos ingredientes que fazem parte da cozinha israelense, porém a insegurança de fazer as receitas era grande… Agora com tantas dicas e macetes vou me aventurar nessas delícias! Espero que dê tudo certo e eu possa, em breve, fazer um jantar temático para a família. Muito obrigada por dividir seu conhecimento conosco! Muitas felicidades e sucesso! ????
Michelle
Adorei a sua receita.
Tenho um interesse por pães e essa sua receita é ótima. Fiz e ficou muito bom, da próxima vez vou tirar uma foto para compartilhar.
Obrigada por dividir esta delícia conosco.
Shlomi, muito obrigada por essa receita! Estive em Israel no meio desse ano durante um mês e uma das coisas que mais me faz falta agora na volta é a Pita! Vou tentar a receita aqui em casa!
Quando eu era criança, tinha uma lanchonete aqui ao lado da minha casa que fazia esses Pães Pita, eram uma verdadeira delícia, fofos, macios, úmidos e bem quentinhos, assados na hora, era só chegar lá e pedir, mas depois de um tempo, acho que o padeiro saiu e não fizeram mais, depois a lanchonete acabou até fechando 🙁 Eu sinto muita falta deles, pois os que são vendidos nos supermercados e padarias não são iguais, não chegam nem aos pés e eu nunca soube como fazê-los, agora estava olhando e sem querer me deparei com a sua receita, já fui comprar os ingredientes (os que eu não tinha em casa) e já vou começar a preparar a massa!! Agradeço muito por me trazer de volta essa parte da minha infância, estou compartilhando no face!! Shalom 🙂
Meu noivo é de Israel e experimentei pita por lá, me apaixonei rs.. Mas não encontro por aqui. Essa receita fica muito próxima aos pães de Israel.
Ah, a receita de Falafel também já testei. Maravilhosa!