Essa receita de Tzatziki é super simples. Ela utiliza iogurte, coalhada seca, dill e alho e é por isso que eu amo essa receita. Eu sirvo Tzatziki junto com tahine, homus, babaganush, pitot e suco fresco. Não tem melhor que isso!
Tem várias receitas na internet de Tzatziki, mas eu vou contar pra vocês um truque que vai tornar sua receita um sucesso!

O segredo é assim: nós vamos tirar o suco dos pepinos usando sal grosso (comum, o menor, não o de churrasco) e vamos misturar com os pepinos, para retirar o excesso de líquido e deixá-los o mais crocante possível. A técnica é super simples e não tem como falhar. É super fácil e super gostoso!!! 🙂 🙂 🙂

Eu peguei o truque do blog israelense do Oz Telem – The Kitchen Coach. Quem entende Hebraico, eu recomendo entrar e começar a festejar 🙂 Mas quem não entende, não se preocupe, a receita deliciosa do Tzatziki está aqui! 🙂

Receita de Tzatziki
Ingredients
- 3 unidade Pepinos japoneses (500 gramas), mais firmes que vc conseguir encontrar, sem tirar a casca.
- 0.5 colher de chá sal grosso
- 1 unidade coalhada seca 180 gramas
- 2 unidade iogurte natural, não adocicado 170 gramas cada
- 1 dentes alho amassado
- 5 ramos dill (10 gramas) picados.
- 2 colher de sopa suco de limão
- 1-2 colher de chá sal refinado
Etapas da receita
- Rale os pepinos junto com a casca, no lado grosso do ralador (os buracos maiores).
- Misture bem o sal grosso e deixe descansar por 5 minutos.
- Enquanto isso misture a coalhada, iogurtes, dill e o suco de limão.
- Esprema os pepinos para retirar o líquido. (Pode jogar fora ou até beber (tem muitos minerais 🙂 ). Adicione os pepinos aos outros ingredientes (lembre-se.. sem o líquido, só os pepinos) e misture bem.
- A quantidade do sal que você vai adicionar depende do quanto salgado e ácido o iogurte e a coalhada seca que você utilizar na receita.
- Adicione o alho esmagado lenta e gradualmente até que o sabor seja saboroso ao seu gosto (deve ser suave, mas presente, não dominante). Lembre que no dia seguinte o alho vai harmonizar com o patê e será menos percebido.
Dicas Cremosas
- Eu gosto do Tzatziki no dia seguinte do preparo. Todos os sabores vão se harmonizar melhor, mas quem gosta de sabores fortes, vai preferir comer na hora!
- Escolha os pepinos mais frescos, finos e firmes que você conseguir encontrar. Isso é fundamental para o sucesso da receita. Pepinos grossos tem porcentagem maior de água e muitas sementes e a gente não quer isso 🙂
- Acidez e cremosidade são fatores importantes nessa receita. Coalhada seca e iogurte de boa qualidade são inegociáveis 🙂